Hallo, Hallo pessoal!
Após 2 anos de licenciatura em Biotecnologia na UBI e a viver nas residências universitárias, muitas foram as experiencias vivenciadas e hoje venho-vos aqui falar sobre a minha experiencia nas residências da UBI.
No inicio do primeiro ano tentei concorrer para as residências mas nao consegui vaga, foi imensa a procura pelas mesmas! Até novembro fiquei com casa de familiares e só depois decidi voltar a tentar a sorte e consegui, havia uma vaga.
Apresentaram-me na altura a residência 6 que fica em Santo António a 10 minutos a pé do polo principal, onde tenho aulas. Achei a residência porreira e tive ótimas colegas de casa. Na residência 6, os quartos são duplos, isto é, partilho o quarto com uma rapariga; depois temos 2 casas de banho, uma sala, uma cozinha e ao todo são 4 quartos (8 raparigas por "casa"). Na altura fiquei no 5º esquerdo, o último andar e nao tenho de nada a criticar sobre o mesmo, apenas que a Internet lá nao se apanhava muito bem, muito lenta... (Atualmente melhorou bastante)
Por volta de fevereiro a inaugurou-se a residência 3 e eu concorri para a mesma. Mostraram-me um quarto e tive de fazer as mudanças no dia, se nao perdia a vaga na mesma. Mudei-me para a residência sem saber com quem ia estar, admito, um pouco assustada, mas acabou por correr bem e fiz uma amizade enorme com a minha nova colega de quarto. A residência 3 normalmente é para o pessoal de 1º ano, é a residência em melhor estado, parede um hotel! Basicamente são quartos duplos com 1 casa de banho incluída, tudo branquinho, limpinho e novo!! Os pisos estão divididos por sexo, o piso -1 é só raparigas e o piso 1 é só rapazes. A internet de lá nao se apanha em certos quarto e corredor, pelo que a internet é por cabo.
No final do 1º ano em junho tivemos que tirar as coisas todas da residência, dias antes dos exames começarem, o que até hoje nao acho muito justo, porque pagámos o mês inteiro e somos mudados de residência de modo a agruparem todos numa, ainda em avaliações... Dizem que é para poupar eletricidade.
Já no 2º ano concorri novamente a uma vaga na residência e embora ter concorrido para a residência 3 acabei por ficar na residência 6 novamente com as raparigas com quem tinha ficado no ano passado e tive a sorte de ficar com a minha colega de quarto da residência 3 do ano passado. Acabei por ficar noutro piso dessa residência onde desta vez a internet nao dava mesmo, dei em maluca pois trabalho muito com a internet e nao estava nem a conseguir estudar. Fiz um inquérito e divulguei pelo pessoal das residências no qual obtive estatísticas e feedbacks da qualidade da internet nas residências e enviei para a universidade a pedir urgentemente uma melhoria na qualidade da internet. Consegui! Em dezembro na residência 6 tivemos uma melhoria incrível na internet, um obrigada à universidade por nos ouvir!
Na minha opinião as residências da UBI são impecáveis para se viver enquanto estudante universitário, claro que vai haver sempre queixas, somos portugueses, reclamamos de tudo, mas no geral temos boas condições por lá. Na residência 6 a única coisa que faria mesmo a diferença por lá era termos frigoríficos maiores, porque somos 8 por "casa" para um frigorifico + congelador de 1,60m mais ou menos, é muito pequeno!
Passei o 2º ano todo na residência 6 e em junho, tal como no ano passado tivemos que tirar tudo da residência antes dos exames (se quisermos ficar pela residência na altura de exames de época normal nao nos é pedido nenhum preço adicional porque já pagamos a mensalidade). No entanto, em julho, quando temos os exames de recurso e exames de época especial nao temos direito a residência, tendo que pagar cerca de 8€ por noite caso queiramos ficar pela residência, eu nao achei correto de todo, visto que são avaliações de universidade. Na minha opinião deviam considerar a possibilidade de alteração dos dias dos exames e adiantar, porque estar a pagar 8€ por noite é complicado e nem temos direito a escolher onde ficamos. Eu tive de pagar uma noite e fiquei na residência 5, com uma pessoa que nao conhecia e nao gostei mesmo nada das condições da residência e era uma suposta suíte.
Mas em suma, eu aconselho bastante a concorrerem para as residências, principalmente se forem alunos bolseiros. Eu concorri à bolsa da DGES e à bolsa + Superior. Foi o facto de ser aluna bolseira que tive direito a uma bolsa da alojamento que me pagou a totalidade da residência todos os meses.
No entanto tem de ter cuidado, principalmente na universidade, pois se chumbam a mais de 4 Unidades Curriculares (a contar cada uma 60 ECTS) perdem a bolsa da DGES e o direito ate à residência.
Adicionar comentário
Comentários